terça-feira, 3 de novembro de 2015

O que de fato aprenderemos? E aparece uma palavra "nova"

Meu blog está parecendo mais um diário, né? Pois bem, irei fazer um breve relato do desenvolvimento das objetivos e atividades do curso "Construção de jogos educacionais digitais com base nas situações de aprendizagem do Caderno do Aluno".

Fomos recebidos pelo Marcelo Massari, Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico na área de Tecnologia Educacional da Diretoria de Ensino de Santo André e, após a nossa apresentação pessoal e justificativas sobre os motivos de estarmos fazendo o curso, deu-se o início, de fato, da aula.

Enquanto estávamos falando que nossas aulas precisam ser enriquecidas (isto foi um consenso), decidi dar uma vasculhada rápida na internet para ver algo do gênero. Quando tiverem um tempo, leiam estas matérias:


Voltando ao assunto... O Marcelo falou sobre ODAs (Objetos Digitais de Aprendizagem), gamificação e atividade gamificada. O quê? Gamificação? O que é isso? Nunca ouvi falar nesta palavra. Ele nos esclareceu o que seria uma atividade gamificada e o que esta tarefa requer. Elenquemos algumas de suas características:

  • Regras.
  • Estratégia.
  • Recompensa.
  • Colaboração.
  • Competição.
  • Objetivo.
  • Ludicidade.

A narrativa do jogo é um dos aspectos mais importantes, pois deve prender a atenção de quem está participando (no caso, jogando); uma missão tem que ser passada na narrativa.
Cenários devem ser montados e, dentro da narrativa, um bom enredo é que vai ajudar a desenvolver a atividade.

Ai é que está o mais legal de tudo: o professor trabalhará seu conteúdo programático e, quando for possível, irá elaborar uma atividade gamificada (ah, entendi o que era) sobre o próprio conteúdo.

Se você é professor, já pensou em que assunto poderia trabalhar com seus alunos usando estes recursos que fogem do nosso tradicional cotidiano?

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